Avençados
A questão dos avençados é extremamente importante. Existem, na CML, dois tipos de avençados:
- Aqueles que trabalham nos serviços, há 5, 7, 10 anos ou mais, e continuam numa situação precária, a receber ordenados (baixos), correndo o risco de perder o seu lugar; Não têm vínculos políticos, não existem apenas como negociação política e passam o recibo em troca de trabalho (muito e diário);
- Aqueles que passam o recibo, que não conhecem colegas, funções ou trabalho; que acumulam avenças com outros lugares de quadro, que não correm o risco de perder o lugar; cujos contratos ao tomarem a forma de prestação de serviços podem ser confundidos com serviços externos e especializados (outsourcings), que resultam de trocas (tu pões este, eu ponho o outro), que envergonham os colegas que trabalham em troca de um ordenado.
Os primeiros não podem ser penalizados em função dos segundos. Os segundos não deveriam existir salvo os casos que servem exclusivamente os gabinetes de Presidente e Vereadores - pela confiança política exigida às funções, embora devesse exitir um número limite definido e fiscalizado.
2 comentários:
estou numa divisão de um departamento importante há mais de 8 anos a recibo verde. No inicio prometeram-me passar a efectivo. Agora estou a pensar que me vão mandar embora. E só de ver muitos outros, de todos os partidos, a recibo com grandes ordenados dá me vontade de chorar..
Parabéns pelo vosso blog, está muito bom
É surreal que seja obrigatório um avençado fazer o mapa de ferias para o ano que decorre...
É surreal que um avençado seja obrigado a cumprir um horário diário nas instalações da cml e que muitas vezes faz horas extra...
É surreal que a cml mantenha avençados nestas situções durante 10 anos seguidos...
É surreal que depois disto tudo, o avençado ainda tenha de andar a pedir quase por favor para lhe pagarem a remunerção a que tem direito.
Mas o pior de tudo, é que os avençados que não põem os pés nas instalções da CML, aqueles cujo mapa de ferias são os 365 dias do ano, recebem a tempo e horas. E se não recebem, porque a Directora desse departamento abriu os olhos e não quis renovar contrato, resolve-se a situação de uma forma muito simples:
despede-se a directora e faz-se uma nova nomeação, nomeiam uma directora que aceita ter avençados nestas situações, pelo simples facto que é da sua familia + directa. É UM DESRESPEITO TOTAL PELO TRABALHADOR!!!!
Enviar um comentário